
Alô amigos e amigas:
A memória é a imaginação do povo. Câmara Cascudo
Este blog terá como foco a Rua São Joaquim pertencente ao Bairro Glória de Porto Alegre nos seus aspectos da economia da rua, trocas sociais e lazer. Nosso material primário será um resgate da memória dos moradores e ex-moradores. Este blog não será circunscrito ao espaço geográfico desta rua, faremos comentários da “Grande São Joaquim”, ou seja, a memória será reforçada por marcos e espaços públicos, como por exemplo: Grupo Escolar Vera Cruz, Colégio Assunção, Campinho, Pracinha George Black, Igreja Nossa Senhora da Glória, Cine Glória, Cine Alvorada, Arroio Cascatinha, Morro da Glória, Colégio Estadual Júlio de Castilhos e outros.
Assim sendo, a memória não estará encastelada em um só ponto, mas lançará mão de vários referenciais na reconstrução da memória.
Convidamos então a participar todos os interessados neste convívio no espaço deste blog, nesta rua larga da esperança.
E será democrático e aberto a todos, inclusive estará aberto a memória de outras ruas da cidade, do Estado, do País e do Mundo.
Nosso objetivo principal é resgatar, preservar e divulgar a história e a memória dos moradores e ex-moradores da Rua São Joaquim e fatos conexos ocorridos no Bairro Glória e na cidade de Porto Alegre. Através do blog propiciaremos às pessoas ligadas por laços afetivos a Rua São Joaquim, e demais pessoas interessadas no assunto, acesso aos depoimentos, comentários ou fotos que se constituirão num dos aspectos mais ricos e importantes da nossa cultura, retratando costumes, idéias e valores de cada época. Nosso único compromisso é com a divulgação do acervo memorialístico e de fotos ou ilustrações que dêem uma visão dos fatos relatados. Não temos nenhum objetivo comercial, nossas imagens, depoimentos, comentários ou fotos serão obtidos livremente de nossos colaboradores e nos diversos sites da internet; dos quais divulgaremos todos os créditos, alertamos que não poderão ser violadas as leis de direitos de autor ou qualquer outra norma legal vigente no Brasil. É vedada a publicação dos depoimentos, comentários, fotos e outros materiais no todo e em parte, bem como a reprodução dos mesmos para fins de venda a terceiros.
Este blog tenta resgatar o espaço público da rua, e como disse Rubem Alves: é preciso retomar este espaço de convívio fraternal de tempos idos que nas últimas décadas ficou rarefeito e substituído pelo medo da criminalidade, pelo automóvel, pelas opções individuais de lazer.
O blog tentará reconstruir o Centro Histórico “Rua São Joaquim” de cada um e de todos os cidadãos republicanos e de boa vontade, nas palavras de Cláudia Laitano:"As pessoas, como as cidades, desenham seus mapas a partir de um determinado Centro Histórico - um país que ficou para trás, uma cidade, uma praça onde a gente ralou os joelhos. Não importam a distância, o tempo nem mesmo a constatação de que parte do nosso Centro Histórico evaporou-se do mundo concreto para virar bingo ou templo religioso: o espaço da infância e da adolescência é patrimônio tombado na nossa memória. (...) Não que o Centro Histórico confunda-se sempre com uma espécie de paraíso perdido - às vezes é um lugar de onde se fugiu e para onde não se quer voltar nem em cartão-postal. Mas é ali, no nosso primeiro ponto de referência geográfico, que as fugas e os eventuais retornos começam a ser tramados antes mesmo que a gente se dê conta. Se sabemos que Fellini nasceu em Rimini, que Itabira é um retrato na parede de Drummond ("mas como dói") e que Caetano Veloso começou a escutar música em uma certa rádio de Santo Amaro é porque o Centro Histórico, às vezes, não é só um lugar no mapa, mas uma maneira de entender, ou não entender, o resto do mundo." (Crônica "Centro Histórico" publicada no livro Agora eu era, Ed. Record, pp. 162-163)