Quem quer brincar?

A professora proferiu palestra sob este título recentemente na Colômbia. Comentou que este país está em guerra civil desde 1964, onde populações inteiras foram obrigadas a saírem de suas regiões de origem e foram morar em outros lugares longe do conflito. O movimento das brinquedotecas neste país e nas zonas de refugiados é intenso, inclusive a participação das crianças nas brinquedotecas é uma forma de minorar suas vicissitudes.
A professora relatou o que seria uma brinquedoteca ideal, bem como a que ela aposta como a mais viável para “Nuestra América”, que ela chamou de “Brinquedoteca Suficiente”. A íntegra da palestra estará, em poucos dias, disponível no site do programa de Extensão. Ela comentou que no início de seu trabalho foi difícil a aceitação por parte dos alunos e da direção das escolas, a idéia de aliar jogos e brincadeiras com o ensino. Hoje este tipo visão está superado. A professora Tânia acredita na contribuição da brincadeira para a transformação social em uma perspectiva emancipatória. Ela acha que deveria haver brinquedotecas para todas as idades.
A professora foi pioneira na Faculdade de Educação da UFRGS no ensino da arte de brincar aliada a educação, e criou o Programa de Extensão Quem quer Brincar?
A palestra faz parte de uma programação comemorativa dos dez anos do Programa.
Oficina de vivência e recuperação de jogos e brinquedos com sucata – professora Anelise Prates (Colégio Pastor Dohms)
30 de outubro – quinta-feira
Oficina de jogos africanos – professora Michelle Brugnera (Colégio Sevigné)
Programação especial do programa de extensão Quem quer brincar?
A partir das 18h30min, Sala 101 e hall da Faculdade de Educação (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro), entrada franca.
INFORMAÇÕES
E-mail: quemquerbrincar@ufrgs.br
SITE: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar
OBS. Nosso blog está aberto aos depoimentos sobre jogos & brincadeiras de hoje e de ontem.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial