O rápido passar do tempo é sinal de inatividade
O rápido passar do tempo é sinal de inatividade
O ócio torna lentas as horas e velozes os anos. A atividade torna rápida as horas e lentos os anos. A infância é a atividade máxima, porque ocupada em descobrir o mundo na sua diversidade. Os anos tornam-se longos na recordação se, ao repensá-los, encontramos numerosos fatos a desenvolver pela fantasia. Por isso, a infância parece longuíssima. Provavelmente, cada época da vida é multiplicada pelas sucessivas reflexões das que se lhe seguem: a mais curta é a velhice, porque nunca será repensada. Cada coisa que nos aconteceu é uma riqueza inesgotável: todo o regresso a ela a aumenta e acresce, dota de relações e aprofunda. A infância não é apenas a infância vivida, mas a idéia que fazemos dela na juventude, na maturidade, etc. Por isso, parece a época mais importante, visto ser a mais enriquecida por considerações sucessivas. Os anos são uma unidade da recordação; as horas e os dias, uma unidade da experiência.
Cesare Pavese, in 'O Ofício de Viver'

1 Comentários:
tem coisas que so o tempo nos fornesse e a sabedoria e uma delas.
prabens por essa iniciativa.
( pedrp fernando)
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial