Memorial da Rua São Joaquim

Este blog tem como objetivo resgatar a memória dos moradores e ex-moradores da Rua São Joaquim, do bairro Glória da cidade de Porto Alegre - RS.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Tudo que eu preciso saber aprendi no Jardim de Infância


TUDO QUE EU PRECISO SABER APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA
(Robert Fulghum)

Tudo o que eu preciso saber sobre a vida, o que fazer e como ser, eu
aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não estava no topo da
montanha de conhecimento que é a faculdade, mas sim, no alto do monte
de areia do Jardim de Infância. Essas são algumas coisas que eu
aprendi:

* dividir tudo
* ser justo
* não machucar ninguém
* colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas
* arrumar a própria bagunça
* nunca pegar o que não é seu
* pedir desculpas sempre que magoar alguém
* lavar as mãos antes das refeições
* dar descarga
* leite com bolacha faz bem para a nossa saúde
* viver uma vida balanceada: aprender um pouco, desenhar um
pouco, pintar um pouco, cantar um pouco, dançar um pouco, brincar um
pouco e trabalhar um pouco todos os dias
* tirar uma soneca todas as tardes
* quando sair na rua: olhar os carros, dar as mãos e ficar junto

Lembra daquela sementinha de feijão no potinho de Danone? As raízes
crescem para cima e ninguém sabe com certeza como ou porque, mas todos
nós somos exatamente como ela. Peixinhos, passarinhos, gatinhos e
cachorrinhos e até mesmo a sementinha de feijão no potinho de Danone -
todos morrem - assim como nós.

E então lembre dos livros de Chapeuzinho Vermelho e das primeiras
palavras que você aprendeu. As maiores de todas: MAMÃE e PAPAI. Tudo o
que você precisa saber está lá em algum lugar. Regras sobre a vida, o
amor, saneamento básico, ecologia, política, igualdade e fraternidade.
Pegue qualquer um desses termos e extrapole para sofisticadas palavras
da linguagem adulta e então aplique em sua vida familiar, trabalho,
governo ou mundo, e tudo continua firme e verdadeiro.

Pense como o mundo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro -
tomasse leite com bolacha às três horas da tarde, todas as tardes e
depois, deitássemos com nossos travesseiros no sofá da sala para uma
soneca. Ou então, se todos os governos tivessem como política básica
sempre colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas e
também arrumar suas próprias bagunças.

E continua verdade, não importa sua idade, quando sair para o mundo:
dê as mãos e fique junto!(Texto de Robert Fulghum)
OBS: Foto da experiência com sementes de feijão da Turma C do 2º ano da Escola E. B. 1 de Montenegro,Faro, Algarve, Portugal

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial