Memorial da Rua São Joaquim

Este blog tem como objetivo resgatar a memória dos moradores e ex-moradores da Rua São Joaquim, do bairro Glória da cidade de Porto Alegre - RS.

domingo, 9 de novembro de 2008

Jogos & Brincadeiras - 01


Jogos&brincadeiras

Bolinha de gude - Para começar o jogo, traça-se uma linha no chão, e os competidores jogam o mais próximo da linha. Aquele que ficar mais próximo será o primeiro, e assim sucessivamente. Numa raia circular se fazem as apostas com x bolinhas. Inicia-se o jogo que tem como meta tirar o máximo de bolinhas da raia, caso a bolinha do competidor cair na raia, ele deverá pagar um número x de bolinhas pré acertado. Os competidores mostravam acertavam a bolinha adversária a três a quatro metros de distância.

Máscara/caveira com a casca da melância. Esculpir na casca da melancia uma caveira. Colocar uma vela acessa na concavidade para assustar os passantes.

Chincha - A chincha era feita de madeira ou pedra com base lisa. Numa raia são casadas carteiras (embalagens) de cigarro vazias, dobradas como os cobradores de ônibus dobravam o dinheiro das passagens. jogava-se a chincha para tirar as carteiras da raia.

Ferrinho - Um pedaço de ferro de construção, fininho, com uma ponta afiada numa das suas extremidades. Risca-se no chão um triângulo de um palmo de cada lado, distantes de quatro a oito metros aproximadamente. Combina-se no início do jogo, o tamanho dos espaços para "andar" com o ferrinho. P. ex, a medida de um pé de um dos competidores que será a medida padrão, ou dois pés, etc. O jogador deverá sair de sua casa, uma ponta do triângulo, e fincar (cravar) o ferrinho dentro da distância acertada e sair de sua casa e passar pelas casas dos competidores e voltar para a sua. No caminho e riscado no chão o trajeto de cada jogada. Será o vencedor quem fizer todo o trajeto até chegar em sua casa. O jogador ao cravar o ferrinho passando a distância acertada, dará lugar ao próximo competidor e assim sucessivamente. O competidor deverá traçar seu etinerário paralelo a marca do seu competido. em enhuma situação poderá queimar a linha do adversário, ou seja, cravar o ferrinho em cima da linha do trajeto do seu adversário, ou ultrapassá-la Os trajetos são paralelos, e o competidor passa por cima de seu adversário. Isto é queimar, desta forma assume o jogo o próximo competidor.

Luta de espada – Espada elaborada com ripas de madeira ou galhos de árvore. Só vale acertar o competidor da cintura para baixo. O punho da espada era feito com a tampa da cera Cachopa.

Cela - Cava-se um número de buracos no chão do tamanho em que possa caber uma pequena bola de borracha - do tamano de uma bola de tênis - igual ao número de jogadores. Cada jogador sabe de antemão qual é o seu buraco. Joga-se três bolas por jogador nos buracos cavados. O jogador irá pegar a bola que caiu no seu buraco e tentar acertar um dos competidores. Caso acerte a bola, este competidor irá ganhar uma marca (filinho) em seu buraco (feito de graveto). O jogador que foi acertado três vezes, ou seja, tem três filinhos irá para a cela e ficará de costas para os seus competidores (muro, poste ou árvore), estes arremessarão três bolas cada um para tentar acertá-lo abaixo da cabeça.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Gostei. É um blog diferente e original.
Paulo Gonçalves

9 de novembro de 2008 às 12:18  
Anonymous Anônimo disse...

tinhamos tambem a brincadeira de soltar pandorga com gilette na ponta para cortar o rabo das outras para que as mesmas fossem a Bahia ( expressão usada quando a pandorga iria cair )

18 de novembro de 2008 às 11:16  
Anonymous Anônimo disse...

Compreendo que se vive um outro tempo. Que as brincadeiras infantis estão muito sofisticadas pelos videos e pelos brinquedos automáticos. Mas o rudimentar jogo das "Três Marias" desenvolvia uma habilidade motora indiscutível.Os "Bois de sabugos" pareciam tomar água no riacho verdadeiramente. Quando a gente dizia que ia brincar era só ir brincar. Hoje, se não tiver a pilha ou se ela estiver descarregada - nada feito. Há, até, frustações! Muito bom que este Blog e as memórias de como eram as ruas de Porto Alegre . . . possibilitem reminiscências! (EDNI)

20 de dezembro de 2008 às 15:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial